HAYK'LA ARAZUTA 

Escola Qabalística Do Pensamento Para Era Messiânica

יְשִׁיבָה מְקוּבָּלִי מִמַחֲשָׁבָה לִימוֹת הַמָּשִׁיחַ

QUEM SOMOS

separador.png
MOVIMENTO DE RETORNO À ANTIGA TRADIÇÃO DOS HEBREUS DO DESERTO.

O Divino deseja ser visto sem véus, as vestes que encobrem a Sua verdadeira essência.  As religiões com suas interpretações literais (P'shat) das Escrituas Sagradas Hebraicas, constituem véus espessos que escondem o Divino. O estudo dos mistérios sagrados (Sód) retiram esses véus  e a cada novo mistério revelado, o Divino se torna cada vez mais vísivel e acessível.

 

Hayk'la Arazuta (היכלא אראזותא) vem do aramaico antigo e significa "Palácio Dos Mistérios" e é um segredo da Sefirá Yesód na Etz Ha'Chaim nomeada pelo Zôhar (O Livro Selado) de "Palácio dos Mistérios" e que é de onde os Profetas obtêm o alimento profético Já "Qédmáh (קֵדְמָה)" vem do hebraico e signfica "Primordial e é o segredo da Tradição Mística do Gan Éden (Jardim do Éden) ministrada pelo Emissário dos Mistérios, o Malach Adonai Raziel, o que é apoiado pela sua gematria Mispar Ha'Achor que é 248 e que é a gematria do nome Raziel". Tem raiz no termo também hebraico "Qedêm (קדם)" que significa "A partir do oculto não revelado" e se refere à fonte de luz primordial que se oculta na Sefirá Kéter na Árvore das Vidas.

 

"E Hashem disse a Abrão, depois que Ló separou-se dele: "De onde você está, levanta os teus olhos e vê para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste:"

 

וַיהוָה אָמַר אֶל-אַבְרָם, אַחֲרֵי הִפָּרֶד-לוֹט מֵעִמּוֹ, שָׂא נָא עֵינֶיךָ וּרְאֵה, מִן-הַמָּקוֹם אֲשֶׁר-אַתָּה שָׁם--צָפֹנָה וָנֶגְבָּה, וָקֵדְמָה וָיָמָּה.

 

Abrão recebeu a Sabedoria do Jardim do Éden através de Shem, filho de Noach, quem possuia o Livro do Anjo Raziel que ele havia dado a Adão. Essa Sabedoria Edênica foi doada por Abraão aos filhos de sua concubina Qeturáh e ela veio ser a raiz da sabedoria dos Vedas, Brâmanes e Budistas, e isso tudo está no versículo supracitado e nesse passuq abaixo:

 

"Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os apara Qédma, para a terra de Qedêm.

 

וְלִבְנֵי הַפִּילַגְשִׁים אֲשֶׁר לְאַבְרָהָם, נָתַן אַבְרָהָם מַתָּנֹת; וַיְשַׁלְּחֵם מֵעַל יִצְחָק בְּנוֹ, בְּעוֹדֶנּוּ חַי, קֵדְמָה, אֶל-אֶרֶץ קֶדֶם."

 

Gênesis 25:6

 

O Sêfer Ha'Zôhar Ha'Qadosh (Livro Selado de Daniel) nos diz que, esses "prensentes" foram partes da Sabedoria Escondida da Torá que Abraão deu aos seus filhos com Qeturá. Ele então, os enviou para estudar os mistérios primordiais ocultos na Fonte Primordial que é a Sabedoria do Zôhar Sagrado que é o Livro de Raziel. Fisicamente, ele os enviou para a Índia. O nome Qeturá significa "Incenso." Entre esses filhos que Abraão enviou para Qédma havia um que se chamava SHIVA.

_b129f3c6-78e5-458a-a5b0-c99bed6411d5.jfif

"A polidez vem das cidades, Sabedoria, do Deserto."

 

Paul_Site.jpg

"E ele conhecerá os Teus caminhos como se neles houvesse nascido."

"Ponham-se às margens dos caminhos e olhem; perguntem pelas veredas antigas, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso para as vossas almas." 

 

Jeremias 6:16

 

O termo para caminhos usado neste versículo é "derachim (דְּרָכִים)" que é plural de "derech (דֶּרֶךְ)". O Midrash Eichá (Jeremias) diz que "Derech" é como é chamado o Messias. Derech significa "Caminho." Quando o versículo nos instrui a nos colocarmos às margens dos caminhos, está nos dizendo que devemos estar as margens dos ensinamentos messiânicos, das instruções faladas pelos messias em suas gerações, em outras, derech também significa "tradição" e, se a tradição é messiânica, ela é a tradição dos mistérios, a tradição do Gan Éden (Jardim do Éden). Os antigos Cabalistas chamam aquele que acançou a Consciência Messiânica de "Qiftzat Ha'Derach - O Encurtador do Caminho (קיפצת הדרך)" pois se refere ao Caminho do Meio na Etz Ha'Chaim (Árvore das Vidas) que é também chamado de "Derech Ha'Mashiach - O Caminho do Messias (דרך המשיח)."

 

Veredas Antigas

 

Quando o profeta menciona no versículo o que na tradução se lê "veredas antigas" no hebraico se encontra "netivot olam (נְתִבוֹת עוֹלָם)" cujo significado é "caminhos ocultos" e se refere às avenidas da Árvore das Vidas que ligam as Sefirot entre si e escondem os segredos da Torá Ne'elam (תורה נעלם) - Torá Escondida - que são os mistérios da Qabalá Sagrada e que somente podem ser revelados por aquele que alcançou o Despertar juntando e unindo dentro de si os três níveis de alma que formam "NR'N." Estas aberturas da Sabedoria Escondida são chamadas de "Chidushim (חידושים) - Novidades."

 

Ao profetizar "perguntem pelo bom caminho" no texto hebraico original nós lemos "ei zê derech ha'tóv (אֵי-זֶה דֶרֶךְ הַטּוֹב)." O termo hebraico "tóv (טוב)" é como é também chamado o Messias. Quando Moisés, nosso mestre, de abençoada lembrança, nasceu, sua mãe, Yochevéd, exclamou sobre ele "ki tóv hú (כִּי-טוֹב הוּא) - eis que ele é bom" o que podemos dizer "eis que ele é tóv e, então, quando Jeremias instrui-nos perguntar pelo "o caminho do bom" está secretamente dizendo que devemos perguntar pelo Caminho do Messias que é o caminho do meio. Além disso, o termo "tóv (טוב)" possui gimatria igual a 17 que é o mesmo valor numérico qabalista do termo "Buda (בודה)" cujo significado é "O Desperto."

 

"Ponham-se às margens das tradições e observem; perguntem pelas veredas antigas, eis ai o bom caminho, sigam-no e acharão descanso para as vossas almas." 

_c6ec53d0-5a92-4715-a705-40f9da937f16.jpeg